Bem vindo ao Atelier das Boas Ideias.

Tradução

quarta-feira, outubro 09, 2013

Ideias P/ Reciclar Garrafas de Azeite e Porta DVDs.

abajur com porta DVDs
 Abajur feito com Porta DVDs e Garrafas de Azeite


Olá amigos, tudo bem?
Esta não poderia deixar passar. Chegando final de ano, grana curta, que tal fazer uma lembrança para as amigas? Principalmente aquelas que gostam de artesanato diferente.
Sabem aquelas garrafinhas liiindas, para azeite? Já olharam bem para elas? São todas uma graça, fico com uma dozinha de jogar fora. Dê uma olhada nestas:



Vejam que estas, estão bem simplesinhas. Tem algumas bem diferentes. Se é o seu caso, já sabe o que vai fazer com ela? Não? Então você vai aprender a fazer um abajur, lindo, fácil e diferente.Como elas são pequenas e leves, a cúpula não pode ser com nada pesado. Pensei em várias alternativas. A escolhida foi com porta DVDs, veja:


Perfeito!!!! Leve, um tamanho bom, que não compromete o equilíbrio da garrafa. Estas embalagens veem em tamanhos diferentes, para: 25, 50, 75 e 100 DVDs. Esta é para 100.

                         Abajur (1)


Para Reciclar Precisa:

Uma Garrafinha de azeite
1 kit contendo, fio, tomada, interruptor
1 Mini lâmpada com 127v de potência e 7w
1 bocal (ou soquete) conforme o tamanho da lâmpada
1 Porta Dvds
Cola Araldite
Cola Branca Cascorez
Filmes de fotos antigos em preto e branco ou coloridos
Serrinha pequena
Chave de fenda pequena

Reciclagem:

Vamos começar lavando bem as garrafas, com água quente e detergente, para tirar todo resíduo do azeite.
Se quiser, tire os rótulos, caso contrario não precisa, no próximo abajur você vera como fica. Depois que secou, leve em um vidraceiro, peça para fazer um furo onde vai passar o fio assim:


Se for mais de uma, leve todas de uma vez. Eles costumam pedir, para deixar e pegar depois. Leve o fio para que veja o tamanho do orifício. Feito isso, vamos preparar a cúpula. Vejam como é a parte interna do porta DVDs:


Este tubo no centro, onde são colocados os DVDs, tem que retirado. Como são de plástico e oco, não é difícil. Faça isso com a serrinha pequena, veja como vai ficar:




Veja na foto acima, que este é o tipo de bocal e lâmpada mais adequados. Não se esqueça, que tem vários modelos no mercado mas para os porta DVDs só serve estes. A lâmpada não pode ser forte, o calor danifica o plástico. Tem que ser mini, devido o espaço pequeno da cúpula. Meça se no orifício do tubo, tem com encaixar o bocal, se for pequeno aumente até que consiga. Fiz isso com a ponta de uma faca (tomando os devidos cuidados, para não se machucar). Pegue o fio que já esta montado, assim:


 Passe pelo buraquinho e vá empurrando, até que a ponta chegue na boca da garrafa. Conforme instrução da embalagem, prenda o fio no bocal assim:


Este plástico que aparece, já tem na garrafa, você pode tirar se quiser. Optei em deixar pois vou colar o bocal nele, com Araldite, ficou assim:


Espere o tempo de secagem, para encaixar o fundo do porta DVDs, assim:


Coloque a lâmpada, teste para ver se esta funcionando bem.


Esta parte esta pronta. Para não ficar muito sem graça, nesta cúpula, colei filmes de fotos. Aqueles antigos que mandávamos revelar. Achei alguns esquecidos em uma caixa. O ideal seria, se fossem em branco e preto. Seria muita sorte se conseguisse. Coloque um pouquinho de cola cascorez, nas bordas do filme (sem lambuzar), vá fixando em todo contorno, pelo lado de dentro. Deixe secar, encaixe na base. Vai ficar assim:


Esta pronto seu abajur. Agora veja, a mesma cúpula com outra garrafinha. Faça o teste e veja em qual você gosta mais.


Com estes porta DVDs, você pode usar a imaginação e fazer a variação que quiser. Vejam esta outra.

                         Abajur (2)

Para Reciclar Precisa:

1 Porta DVDs
Verniz vitral fosco
Pincel chato médio

Reciclagem:

O diferente é a parte externa da cúpula e como devem ter percebido, não tirei o rótulo da garrafa. Foi proposital, as outras etapas segue conforme descrito para o abajur (1) acima. Você vai passar apenas, uma demão de verniz vitral fosco, deixar secar bem. Secou, ficou assim:


Veja a variação com a garrafinha verde.

abajur com garrafa de azeiteabajur com garrafa de azeite

Então? Gostaram? 
Pense duas vezes, antes de jogar fora, aquela garrafinha linda de azeite, que esta em sua dispensa.
Faça a cúpula com tecido, gravura, sabe pintar? Pinte uma paisagem bem bonita e receba os elogios dos amigos. Compartilhe, principalmente com aqueles que apreciam artesanato.
Boa semana para todos, até a próxima, bjs.

7 comentários:

  1. Que blog lindo...já tô seguindo!

    Vim da Agenda dos blogs, pode retribuir e seguir meu cantinho também?
    http://valeriartesanato.blogspot.com

    Conheça também a Fan Page:
    facebook.com/floresefitas

    Bjoos!
    Nome de seguidora: Vanessa e Valéria

    ResponderExcluir
  2. Obgdo pela visita, volte sempre. Me aguarde vou visita-las. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!Vi seu blog na lista do blog siga-me, vim conhecer e já estou te seguindo. Vem conhecer-me e seguir-me também. artejackieatelie.blogspot.com Parabéns pelos trabalhos. bjos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jackie, obgdo pela visita. Já sou seguidora também. Volte sempre que quiser, vai ser uma alegria te receber, abraços.

      Excluir
  4. Oi Geralda Antunes, gostaria de saber se voce tem alguma ideia ou dica para que eu possa tampar garrafas de vidro ,de zeite de oliva(500ml) e mesmo aquelas de suco de uva de 1,5litros, as quais desejo reclicar para embalar Doces de Chocolate? Tenho pesquisado e ja achei uma maquina que corta mas não tive ideias de como tampar bem.... PArece-me que alguns utilizam algo como panos e etc mas não sei como criar uma vedação. Saberia alguma dica?
    Obrigado, Yuri.

    ResponderExcluir